ROSEIRA-BRAVA
Uma fonte natural de vitamina C
A roseira brava (Rosa canina L.), também conhecida como rosa canina, rosa selvagem ou rosa silvestre é um arbusto vivaz, nativo da Europa e regiões temperadas da Ásia e África do Norte e, em Portugal, cresce em sebes e bosques em quase todo o continente e regiões autónomas.
A roseira brava é tradicionalmente utilizada em xaropes, chás e até marmeladas e o interesse medicinal pela mesma está documentado desde o tempo de Hipócrates, tendo a sua importância crescido durante períodos de escassez ou guerra, devido aos seus elevados teores de vitamina C.
As folhas de roseira brava na forma de cataplasma (aplicação sobre a pele de uma substância pastosa efectuada com a planta e geralmente quente) promovem a cicatrização de feridas.
Para além de ter actividade antioxidante e diurética, a infusão de roseira brava é uma bebida deliciosa e aromática, com cor e sabor intensos que poderá ser tomada várias vezes ao dia, recomendando-se uma dosagem de 2 a 5 g por chávena.
No caso de pretender a acção diurética da roseira brava, para obter uma melhor extracção, nomeadamente de taninos, poderá ser efectuada uma decocção com uma dosagem de 30 g/L e poderá tomar até 1 litro por dia.
Para este preparado deixe ferver os frutos 2 minutos e após mais dez minutos de infusão poderá ser consumido.
Agora que o frio se aproxima, comece já a reforçar as suas defesas com a Roseira Brava.
#ervanariashalom #cha #tea #frio #saude #love #te #twinings #dieta #gripe #vidasaudavel #teapot #instagood #drinktea #chadepanela #greentea #teatime #healthy #yummy #green #teacup #organic #instafood #tealover #health #icedtea #roseirabrava #vitaminac #ervasmedicinais #plantasquecuram
Siga-nos no instagram.com/ervanariashalom (em Ervanária Shalom)