A água não é toda igual: tem a certeza de que bebe a melhor para si?
Os desportistas não devem beber a mesma água que os bebés, por exemplo. Os minerais variam de marca para marca, e por isso é essencial saber que tipo de água deve beber.
Dependendo da sua origem, as águas diferirem essencialmente na sua composição físico-química. Simplificando: além do pH da água, há outras características que pode ter em atenção, como por exemplo se estas são muito ou pouco mineralizadas (pode verificar, pelo rótulo). Isto tem a ver com a quantidade de minerais que existem na composição da água (como sódio, sílica, cálcio, nitratos ou bicarbonatos). É também esta composição com diferentes quantidades de minerais que estabelece os diferentes valores de pH das águas. Habitualmente, uma água alcalina (pH maior que 7) é muito mineralizada, enquanto que uma água mais ácida (pH inferior a 7) é pouco mineralizada.
Dependendo de pessoa para pessoa, e das suas necessidades específicas, pode fazer mais ou menos sentido optar por uma água mais específica, tendo em conta a sua composição.
Por exemplo, no caso de recém-nascidos e bebés, as Academias de Pediatria Americana (AAP) e Espanhola (AEP) recomendam que a água deve ser muito pouco mineralizada (resíduo seco menor que 50mg/L), com baixo teor de sódio (Na+) e de nitratos (NO3-), enquanto para desportistas poderá interessar olhar para a quantidade de bicarbonato (HCO3-)… Afinal que água devo escolher?
A água é essencial para manter o bem-estar do organismo, sendo essencial para várias funções como por exemplo, a manutenção da temperatura corporal, a eliminação de resíduos e promover um ótimo desempenho físico e cognitivo.
Por isso, a questão mais importante não é qual a água que deve escolher, mas sim que: — Escolha (efetivamente) beber água; — Beba ao longo do dia, várias vezes ao dia – mesmo não sentindo sede; — Escolha uma água de fonte segura (que tenha a certeza não estar contaminada); — Beba quantidades suficientes para estar bem hidratado (no geral, para um adulto, pode ter em mente entre 1,5 e os 2 litros por dia)
texto: Mariana Domingues
#ervanariashalom #nutrition #nutritionist #agua #water (em Ervanária Shalom)