CAFÉ FAZ BEM AO CORAÇÃO… MITO OU VERDADE? Um investigador português publicou um estudo que vem pôr um ponto final da discussão: não, o café não faz mal ao coração.

É uma crença antiga e enraizada na prática clínica, a de que o café provoca arritmia cardíaca. Mas Daniel Caldeira, médico e investigador no Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica da Faculdade de Medicina de Lisboa, encontrou “uma grande inconsistência nos resultados que associavam exposição ao café e risco de doença cardíaca.” Pôs então mãos à obra e analisou todos os estudos já publicados sobre o tema, produzindo um artigo de revisão que deitou a ideia por terra.

O médico concentrou-se num parâmetro em particular, a fibrilhação auricular, a mais comum das arritmias, e concluiu que não há qualquer relação entre a cafeína e esta patologia.

Mesmo em termos de pressão arterial, não foi encontrada qualquer relação de causa e efeito entre uma bica e o aumento da tensão. Só a partir de um exagerado número de cafés por dia – um valor que não está ainda bem definido mas que será acima dos sete – é que poderão ocorrer efeitos negativos. “O café aumenta a força de contração do coração, o que até pode ser positivo”, nota.

Apresentado no congresso europeu de cardiologia e publicado na revista Heart, o estudo veio pôr um ponto final na discussão. “Alguns colegas presentes no congresso ficaram surpreendidos, mas muito satisfeitos.

#ervanariashalom #faroportugal #algarve #portugal #brasil #cafe #coffee #coração #saudavel #saude #health #sistemanervoso #nutri #nutricionista #nutrição #cardíacos #mito #verdades (em Ervanária Shalom)