ERVANÁRIA SHALOM NATURE

SHALOM NATURE

Apoio ao Cliente

Ligue-nos! (Seg-Sex: 10h – 18h)

+351 289 804 019
Fale Connosco!

Publicado porwell

On 04/08/2016

HIPERTENSÃO ARTERIAL

A hipertensão arterial é um reconhecido factor de risco das doenças cardiovasculares.

Em Portugal, existem cerca de dois milhões de hipertensos. Destes, apenas metade tem conhecimento de que tem pressão arterial elevada, apenas um quarto está medicado e apenas 16 por cento estão controlados.

Hoje sabe-se que a adopção de um estilo de vida saudável pode prevenir o aparecimento da doença e que a sua detecção e acompanhamento precoces podem reduzir o risco de incidência de doença cardiovascular.

Como se define a hipertensão arterial?

Designam-se de hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados. Para esta caracterização, consideram-se valores de tensão arterial sistólica superiores ou iguais a 140 mm Hg (milímetros de mercúrio) e/ou valores de tensão arterial diastólica superiores a 90 mm Hg.

Com frequência, apenas um dos valores surge alterado. Quando os valores da “máxima” estão alterados, diz-se que o doente sofre de hipertensão arterial sistólica; quando apenas os valores da “mínima” se encontram elevados, o doente sofre de hipertensão arterial diastólica. A primeira é mais frequente em idades avançadas.

Quais as causas da hipertensão arterial?

Na maior parte dos casos (90 por cento), não há uma causa conhecida para a hipertensão arterial, embora em algumas situações seja possível encontrar uma doença associada que é a verdadeira causa da hipertensão arterial. Por exemplo: a apneia do sono, a doença renal crónica, o hiperaldosteronismo primário, a hipertensão renovascular, a síndroma de Cushing ou terapêutica esteróide, a feocromocitoma, a coarctação da aorta ou a doença tiroideia e paratiroideia.

A hereditariedade e a idade são dois factores a ter também em atenção. Em geral, quanto mais idosa for a pessoa, maior a probabilidade de desenvolver hipertensão arterial. Cerca de dois terços das pessoas com idade superior a 65 anos são hipertensas, sendo este o grupo em que a hipertensão sistólica isolada é mais frequente.
(em Ervanária Shalom)

Você também pode gostar…

Cras eget odio et nisi aliquet

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur pellentesque accumsan ultricies. Quisque non ligula tincidunt, volutpat diam ac, eleifend tortor. Nam aliquet venenatis urna ac porttitor. Curabitur dictum arcu nunc, ut molestie urna molestie eget....

Vivamus placerat at magna a sodales

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc non fringilla velit. Nulla pellentesque magna sed arcu tristique placerat. Sed diam purus, varius ut elit sed, fringilla maximus diam. Suspendisse dignissim dui eget auctor venenatis. Pellentesque habitant...

Fusce elementum mi vel consectetur

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc non fringilla velit. Nulla pellentesque magna sed arcu tristique placerat. Sed diam purus, varius ut elit sed, fringilla maximus diam. Suspendisse dignissim dui eget auctor venenatis. Pellentesque habitant...

Chat aberto
Precisa de Ajuda?