TAMIFLU X ANIS – VOCÊ SABIA?

O principal componente do Tamiflu é o Illicium verum ou como vulgarmente se designa “Anis-estrelado” (em chinês, Jiao Hui Xian ). É precisamente a partir desta planta originária da China e do Japão que se produz o mais desejado fármaco da actualidade.

O “Anis-estrelado” nasce numa árvore da mesma família da Magnólia, que pode alcançar cinco metros de altura e é a partir do seu “fruto” acastanhado em forma de estrela que se produz o, até agora, mais potente fármaco capaz de travar a propagação da temível estirpe do vírus da gripe aviária – H5N1.

A planta existia apenas em quatro províncias chinesas, mas a sua cultura generalizou-se no mundo ocidental quando chegou à Europa pela mão dos ingleses. A partir do século XIX passou a ser utilizada também como especiaria.

Conhecido por ter um efeito anticéptico, anti-inflamatório, calmante, digestivo e diurético, o “Anis-estrelado” foi utilizado durante milhares de anos na Ásia Oriental como tempero para alguns pratos de aves e, mais tarde, como tratamento caseiro para atenuar as cólicas nas crianças. A partir de 1997, esta planta começou a ganhar uma nova relevância.

Quando começaram a ser detectados os primeiros casos de gripe das aves no sudeste asiático, o mercado farmacêutico, em particular os laboratórios Roche, passou a consumir cerca de 90 por cento da totalidade do “Anis-estrelado” produzido em todo o mundo.

#ervanariashalom #saber #gripe #frio #doente #febre #dodoi #cama #enferma #resfriado #garganta #tosse #chá #dor #enfermo #cansada #cha #sinusite #malestar #remedios #remedio #enfermita #sueño #me #gripe #anis #tamiflu #Jiao-Hui-Xian #h5n1 (em Ervanária Shalom)